18 de agosto de 2010

Duathlon Thiago Machado - 15/08/2010

Depois do primeiro passo dado na direção de diversificar as modalidades esportivas com a corrida noturna, agora foi a vez de unir os dois esportes: corrida e ciclismo! E a Copa Thiago Machado dos Santos, que homenageia um dos maiores atletas da cidade de Juiz de Fora, foi a ocasião perfeita para essa união! Empolgado, eu (Fabim) parti para essa experiência numa manhã de domingo!


Thiago era um triatleta que se destacou no esporte e figurou entre os 5 melhores do país em seu auge. Ele faleceu em um treinamento no ano de 2005, e nada mais justo do que homenageá-lo com um grande evento de duathlon. A copa, que ocorre anualmente, já está em sua sexta edição (nota do editor, vulgo "eu mesmo": em dezembro de 2013, o duathlon estará em sua nona edição!).

Depois desse breve momento "Fabim historiador", chegou a hora de falar da competição em si. A ordem das coisas era: largar, correr 3 km, pegar a bicicleta, pedalar 20 km, deixar a bicicleta de lado, e por fim correr mais 3 km! A largada foi no Colégio Militar, e a via principal do percurso foi a Avenida Brasil, sempre margeando o rio Paraibuna.

Antes de descrever a minha participação, quero parabenizar a VidAtiva Consultoria, que deu total credibilidade ao evento e foi impecável na organização. As pessoas responsáveis pela prova se mostraram muito competentes e simpáticas!

Voltando ao relato... saí de casa por volta das 8:30. A largada seria às 10:00. Antes disso, "calcei" a bicicleta com pneus slick, já que só teria asfalto pela frente! Chegando lá, foi só colocar a bicicleta na área de transição e esperar pela largada da corrida.

Sapatos novos!

Área de transição.

Hora da largada! Não me lembro a quantidade de participantes, mas até que a galera compareceu em peso. O evento atraiu também muitos torcedores! Partimos às 10:00 para os 3 primeiros quilômetros. O frio estava de matar! Mas talvez tenha sido melhor que sol na cabeça...

Óia eu ali de verde e branco!

A primeira parte da prova (os 3 quilômetros de corrida) se passaram sem muitos problemas. Corri em bom ritmo, e alguns minutos depois estava na área de transição para pegar a magrela. Ufa! Vale ressaltar que eu me inscrevi na categoria "Mountain Bike", e não competia diretamente contra as bikes de estrada. O percurso porém, era idêntico: 20 quilômetros de asfalto!

Eu pegando vácuo numa speed... Dick Vigarista!
  
Última curva, antes da segunda transição.

O trecho percorrido na bicicleta certamente foi o mais tranquilo. O território era conhecido, já que sempre passo por essa via com destino à Benfica. Pedalar 20 quilômetros no asfalto, com pneus slick, é muito menos desgastante do que as subidas intermináveis das trilhas da cidade (mas devo dizer que as trilhas são muito mais legais que trechos asfaltados!). Consegui acompanhar e até ultrapassar algumas bikes de estrada durante o percurso. Inclusive peguei uns vácuos! A organização permitiu o vácuo por não ter como monitorar todos os competidores. Só era proibido vácuo entre categorias de gêneros diferentes, ou seja, homens não podiam pegar vácuo de mulheres, e vice-versa.

Depois da confortável etapa de ciclismo concluída, era a vez dos 3 quilômetros finais de corrida. Este sim, foi pesado. Assim que deixei a magrela na transição e parti para o trecho final, senti o músculo da panturrilha se contraindo. Eram cãibras! Eu nunca havia tido cãibras antes (e depois disso, nunca mais voltei a ter), e demorei uns segundos até entender do que se tratava. A partir daí, começava o martírio para chegar ao fim da prova. Caminhei boa parte desses 3 quilômetros. Não por estar realmente cansado, mas sim por medo da cãibra voltar. No fim, com a aproximação de outros competidores (e não querendo perder as posições ganhas durante o ciclismo), fui pro sacrifício, com direito a sprint final!

Sprint final! Mais uma posição conquistada!

Enfim cruzei a linha de chegada! Era hora de pegar a medalha de participação e voltar para casa. Infelizmente o resultado oficial dessa prova não se encontra mais na internet. Assim, fico impossibilitado de colocar aqui o meu desempenho, já que minha memória não é lá grandes coisas!

Após o evento principal, ainda tivemos o duathlon kids. Ótima iniciativa para despertar o espírito esportivo das crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário