Um pouco mais sobre o CER+

O grupo Ciclistas da Estrada Real, ou CER+ (lê-se "ser mais"), nasceu da vontade de desbravar, ciclisticamente, as belezas naturais do Brasil. Em especial locais situados na região de Juiz de Fora, cidade mineira de aproximadamente 500 mil habitantes, e nossa cidade natal. O nome do grupo foi motivado pelo fato de Juiz de Fora ter sido uma das cidade que faziam parte da Estrada Real. Além disso, sabíamos que em toda a extensão da antiga "Estrada", existem milhares de quilômetros das mais belas trilhas pedaláveis que se pode imaginar. Então, é um orgulho para nós carregar esse nome e esse brasão!

Em 2009, nós (Bruno Amaral, Fabio Dias e Lucas Marques), três jovens juizforanos que nunca haviam pedalado na terra, se juntaram com o objetivo de conhecer as trilhas da região. Porém, como nós três éramos inexperientes no ciclismo, não conhecíamos nenhum caminho, nenhum estradão, nenhum singletrack... Para contornar essa falta de informação, buscamos apoio na maior ferramenta de auxílio a leigos já criada: a internet! Para nossa surpresa, havia uma boa quantidade de material em sites, que nos ajudaram muito a sair da inércia.

Com o auxílio de vários sites, partimos então para nossas primeiras trilhas. Não preciso nem dizer que nos rendemos logo de cara ao ciclismo de montanha (MTB). A primeira trilha propriamente dita desbravada pelo CER+ com todos os integrantes iniciais, foi a trilha da Remonta (confira o relato aqui), e depois de anos, ainda consideramos esta uma das mais belas trilhas a serem vencidas em cima de uma magrela.

Durante toda a existência do CER+, alguns outros ciclistas se integraram ao grupo. Uns vieram e foram, outros estão sempre com a gente em passeios mais leves, e ainda existem os amigos que todo ano juram de pé junto que um dia ainda irão pedalar conosco! Aproveito para citar um "ciclista real" em especial: Carlos Eduardo! Por muito tempo foi o quarto membro da "equipe", mas infelizmente se encontra um pouco afastado nos últimos tempos. Ainda temos esperança de vê-lo novamente em ação! Temos saudades do quarteto completo. Hoje o CER+, além do trio fundador, ainda conta a participação de Jessica Pereira, Gleici Pires e Naíza Alves em alguns passeios!

Pois bem. Depois de poucos meses já conhecíamos alguns dos caminhos mais populares da região, sempre com o auxílio da internet. Porém, notávamos que, mesmo com tanta informação disponível, elas estavam muito espalhadas. Muitos sites nos ajudavam (uma menção especial ao blog dos Barrigudos Bike Clube, que possui grande acervo!), mas nenhum poderia ser considerado um catálogo de trilhas da região. E a medida que fomos conhecendo os percursos mais comuns, se tornava complicado achar detalhes de novos trechos.

Daí, surgiu a vontade de criarmos uma espécie de "guia ciclístico de Juiz de Fora e região". Este blog nasceu com o intuito de ser uma ferramenta de utilidade pública, e buscamos enriquecer cada vez mais este espaço com mapas, fotos, dicas, e relatos que possam ser úteis a todos os ciclistas que, assim como nós, buscam informações relativas ao ciclismo de montanha na internet.

Praticamos o Mountain Bike por puro prazer, e cuidamos desse blog com a mesma dedicação que cuidamos de nossas próprias bicicletas! É muito gratificante para nós manter o site no ar, atualizado (na medida do possível) e com informação de sobra para os ciclistas das redondezas. Vale mencionar que nosso material tem muito mais valia para iniciantes, pois veteranos certamente já conhecem todos os percursos (ou até mais) disponibilizados aqui. Ainda assim, recomendamos a leitura (auto-propaganda!) a qualquer pessoa, pois não só de dados técnicos vive o blog. Consideramos esse espaço um diário de bordo, ou até mesmo uma auto-biografia do grupo!

Em meio às postagens, pode-se encontrar os mapas de todas as trilhas e estradões percorridos por nós (em imagem, ou em formato KML para Google Earth), bem como fotos e informações. Tudo isso com uma boa dose de bom humor, característica marcante dos ciclistas em geral!

Pra finalizar, gostaríamos de agradecer a todos os visitantes. O site é para vocês, e sempre que precisarem, estaremos prontamente dispostos a ajudar. Aceitamos sugestões, críticas, elogios, e novas informações para melhorarmos cada vez mais. Qualquer coisa, basta nos gritar! Para entrar em contato, é só dar uma espiada aqui!

Saudações ciclísticas,

Ciclistas da Estrada Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário