6 de janeiro de 2014

Entrada da Cherry Coke - 29/12/2013

Primeiro post de 2014 para relatar o último rolé de 2013! E nesse post, trago relatos de uma tentativa de descobrir novos caminhos!

Uma das melhores sensações ciclísticas, na minha opinião, é descobrir novos caminhos. E é ainda melhor se for novidade para todas as pessoas que estão com você! Foi com esse sentimento que eu (Fabim), Brunim e Lucas partimos na tarde do último domingo do ano para irmos em busca do desconhecido (para nós): a famosa trilha Cherry Coke. O projeto de incluirmos esse trecho em nosso "repertório" é muito antigo. Antes mesmo da Era do Gelo do CER+ (época em que ficamos muitos meses sem pedalar), já comentávamos sobre essa trilha e sobre a vontade de desbravá-la. Porém, existem pouquíssimos relatos na internet sobre a Cherry Coke, e sempre adiávamos a aventura por falta de informações.

Lá pras 15 horas nos encontramos, ainda sem destino definido. Não poderia ser um rolé longo demais, pois não queríamos que a noite nos engolisse. Mesmo com a opinião contrária de Lucas, que preferia uma ida ao sítio Paraíso, resolvemos tentar descobrir pelo menos a entrada da Cherry Coke. Assim, partimos rumo ao bairro Salvaterra.

Chegando no acesso à BR-040, foi fácil notar a entrada da trilha, que era uma subida "impedalável". Eu tentei subir, em vão. Brunim também, e o resultado foi ainda pior: além de não conseguir subir, acabou por perder uma peça plástica do bar-end no matagal. Essa perda só foi notada mais tarde. O jeito foi empurrar!

Depois desse primeiro perrengue, chegamos a um singletrack que margeava uma cerca de arame farpado. Essa trilha serpenteava pelos montes que se elevam a partir da BR-040, e em certo momento se transformou em estradão. As subidas e descidas são bastante íngremes nesse trecho, e a vista é muito bonita!

Vista da BR-040.

Essa vista não pode ser considerada verdadeiramente bonita...

Pára de empurrar, Lucas!

Alguns atoleiros castigaram as bikes!

Depois de subir e descer uns 3 morros, finalmente chegamos a uma pequena porteira. A partir dali, iniciava-se uma trilha fina no meio de um campo verde. A parte mais interessante estava bem diante de nós! Porém, já estava tarde, e tivemos que adiar o desbravamento. Além disso, uma chuva ameaçava cair. Ficamos um tempo parados, observando as montanhas à frente, sumindo no horizonte. Dizem que em dias de boa visibilidade dá pra ver a Serra do Mar dali. Eu não sei muito bem qual das serras é a Serra do Mar, mas sei que dava pra ver muitas cadeias montanhosas. Depois de alguns minutos admirando e fazendo previsões de como seria o percurso à frente, resolvemos voltar. Não antes de tirarmos a foto oficial do dia!

Foto oficial CER+ do dia!

As montanhas mineiras e fluminenses, com participação especial de Matias Barbosa (está ali no meio!).

A chuva que vinha e o sol que ia...

Após voltarmos, pegamos o caminho que desce até o posto de gasolina na BR-040. Este trecho é muito erodido e difícil, mas bem legal de descer. Após um ziguezague de descidas esburacadas, chegamos ao posto. Lá, comemos uns salgados e verificamos se nosso adesivo ainda estava colado nos tijolos transparentes da fachada da lanchonete. Para nossa surpresa, o adesivo colado há quase 4 anos resistiu ao tempo, apesar de estar bem castigado! Você pode conferir aqui o relato do dia em que o colamos lá. Depois do breve descanso, voltamos à entrada da trilha pela BR-040 para tentarmos achar o acabamento do bar-end do Brunim, perdido no começo da história. Nem 2 minutos foram necessários para acharmos a peça no meio do matagal. O adesivo persistente e o encontro da peça fugitiva foram ótimas notícias de fim de passeio! No trajeto do posto até a entrada da trilha, fomos perseguidos por uns cachorros que estavam perto do aterro, mas como eles não conseguiram atravessar devido ao tráfego, não foi difícil nos livrarmos da ameaça canina!

E assim chegava ao fim mais um pedal dominical! A próxima meta é voltar lá com mais tempo e terminar a trilha. E claro que um novo relato será feito. Tentaremos elaborar o mapa dessa trilha para que toda a comunidade ciclística da região possa aproveitar! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário