16 de janeiro de 2014

Limpeza da ciclovia da UFJF - 11/01/2014

Olá galera! No dia 11, sábado, eu (Fabim) e Naíza resolvemos fazer uma boa ação ciclística. Na verdade, a boa ação seria na sexta, mas como estávamos ocupados tentanto achar um lar para um gatinho de rua que apareceu no meu serviço (outra boa ação!), acabamos adiando pro fim de semana!

A ideia de varrer a cicloivia da UFJF já é antiga para mim. Eu, que sempre ando lá acompanhado dos amigos, acabei reparando que uma das curvas, logo após à Faculdade de Educação Física, acumulava muitas pedras. A razão é que como nessa curva a ciclovia fica por fora dos carros, estes acabam empurrando detritos da pista pra ciclovia. Nas outras curvas, os carros também empurram detritos, mas para o lado oposto à área destinada aos ciclistas.

Essa sujeirada, formada principalmente por pedras, mas também por cacos de vidro, pedaços de plástico, arames, objetos cortantes em geral e etc. se torna muito perigosa pois o trecho afetado é em declive. Ou seja, as velocidade podem ser grandes nesse ponto, e caso seja necessário frear mais bruscamente, os detritos podem jogar o ciclista na calçada. Além disso, muitas pessoas caminham na UFJF, e um acidente desse tipo poderia atingir outras pessoas.

Assim estava a parte mais afetada pela sujeira, na ciclovia da UFJF.

Alguns dos detritos filtrados.

Pois bem! Sábado partimos para lá, com vassoura e pá. Achamos que ia ser rápido, afinal, era só uma curva. Mas logo que começamos, vimos que o trabalho seria bem demorado!

O asfalto é muito abrasivo, e isso torna a varredura complicada. É difícil levar as pedras com a vassoura. Além disso, fizemos um processo de filtragem a cada pá recolhida. Nós não iríamos simplesmente tirar o lixo da ciclovia e colocar em outro lugar aleatoriamente. E nem iríamos jogar pedras no lixo. Dessa forma, separamos cada objeto "não-pedregoso", e jogamos estes no lixo. As pedras, colocamos aos pés de uma árvore. Afinal, pedra não é sujeira!

Encontramos os mais diversos itens em meio às pedras, entre eles, muitas partes de bicicletas! Mas arames e peças de carro eram a maioria.

Eu varrendo!

Naíza varrendo!

Cerca de 50 pás foram retiradas do percurso!

Todas essas pedras estavam em uma única curva na ciclovia!

Após várias varridas, finalmente acabamos de limpar a curva. Três horas depois!!! Cinquenta pás de pedra foram retiradas!!! Saímos da UFJF já de noite... Mas valeu a pena. Já fiz o test drive do percurso, e me senti bem mais seguro pedalando no campus. Agora é ver quanto tempo demora pra pista sujar de novo, e fazer uma manutenção na limpeza de tempos em tempos! Seria bom arrumar uns voluntários, pois o trabalho é pesado. Deu até bolhas nas mãos! Alguém se habilita?

Ah, claro que esse dia mereceu uma "foto oficial CER+ do dia!" especial. Sem bicicletas, sem capacetes... mas com vassoura e pá!

Foto oficial CER+ do dia!

2 comentários:

  1. Muito bem... seus pais ensinaram direitinho e vcs aprenderam. Viva o meio ambiente, viva a generosidade, viva essa iniciativa. Parabéns Fabim e Naíza!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns galera! Na próxima ação podem convocar o Mobilicidade que estaremos juntos! Última sexta feira do mês tem bicicletada, aguardamos vcs lá!

    Cicloabraços

    ResponderExcluir